top of page

GRAÇA E A MISERICÓRDIA

A graça de Deus é incomparável a qualquer coisa humana. Nós não merecemos a graça e não há nada que possamos fazer para conquistá-la. É simplesmente por amor. A maior demonstração deste amor foi a Entrega de Deus.

João 3:16Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 17Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 18Quem nele crê não é condenado; mas o que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus.


A graça nos livra da condenação do pecado. Qual a condenação pelo pecado? A morte (Romanos 6:23)

Efésios 2:8 Porque pela graça vocês são salvos, mediante a fé; e isto não vem de vocês, é dom de Deus;

Agora apesar da graça nos livrar da condenação eterna, a prática do pecado continua destruindo a nossa vida nos impedindo de PROSPERAR, VIVER EM PAZ, VIVER PROMESSAS.


Se a graça é receber o que não merecemos. A misericórdia é não receber o que merecemos. Se não há nada que possamos fazer para conquistar a graça, a misericórdia há. A graça nos leva para o céu, a misericórdia nos faz viver em paz na terra.

Como alcançar a misericórdia?


1 Seja povo de Deus


1 Pedro 2:10 Antes, vocês nem eram povo, mas agora são povo de Deus; antes, não tinham alcançado misericórdia, mas agora alcançaram misericórdia.


Ser povo de Deus é ser igreja.

2 Sendo misericordioso


Mateus 5:7

— Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia.

3 Temer ao Senhor

Lucas 1:50 A sua misericórdia vai de geração em geração sobre os que o temem.


Obs: Temer ao Senhor não é ter medo, é ter respeito ao ponto de escolher a santidade e não o pecado.

A QUEM DEUS DÁ MISERICÓRDIA?

Deus é justo. A justiça de Deus se cumpre na sua bondade e a na sua ira. A bondade infinita de Deus é manifestada na graça (João 3:16) libertando o homem da condenação eterna. A ira de Deus também nada mais é do que um reflexo de sua bondade. Deus é tão bom que não se agrada do mal e essa é a razão da sua ira.


Salmos 5:4-6 Tu não és um Deus

que tenha prazer na injustiça;

contigo o mal não pode habitar. Os arrogantes não são aceitos

na tua presença;

odeias todos os que praticam o mal. Destróis os mentirosos;

os assassinos e os traiçoeiros

o Senhor detesta.


A ira de Deus é o símbolo da sua justiça, haja vista, detestar o mal. Quando clamamos por misericórdia diante de um mal praticado por nós, estamos colocando Deus em uma situação complexa de Juízo. Pense comigo:


Imagine que você tenha praticado um crime. Você tem consciência que praticou um crime. Está diante de um juiz que também sabe que você cometeu o crime pelo qual está sendo acusado, mas ele te dá o poder de falar. É justo pedir ao Juiz que não impute a você pena sobre o crime que você cometeu? Se o juiz te der a absolvição, ele está sendo justo ou perverso, bom ou mal?


Salmos 11: 7 Por ser justo, o SENHOR ama a justiça; os retos lhe contemplarão a face.


Deus ama a justiça. O que precisamos saber sobre a misericórdia de Deus e a quem Deus a dá?


1 O JUIZO DE DEUS É SEM MISERICÓRDIA SOBRE QUEM NÃO USA DE MISERICÓRDIA


Tiago 2:13 Porque o juízo é sem misericórdia sobre quem não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.


No caso hipotético acima, há algo que propositalmente eu ocultei para que você pudesse refletir sobre o tema. Existe um caso que a misericórdia vence o juízo. Quando o réu também é rico em misericórdia. A sequência deste texto de Tiago fala sobre a fé com obras. O histórico do réu certamente interferirá em sua sentença. Talvez alguns advogados da igreja ao ler este texto já pensaram no famoso "DEPENDE". Sim depende. Sob quais foram as circunstâncias que este crime foi cometido? Talvez outros me perguntariam: Bispo mas isso não é relativizar o pecado? Isso não abre margem para a prática do pecado? Não. Haja vista que no caso de Deus o teu depoimento pouco importa. O que vale não é a tua versão mas a tua verdade. Ele sonda o seu coração e te conhece. Por isso os misericordiosos receberão misericórdia (mt 5:7). Deus conhece a tua verdade e Ele agirá com misericórdia segunda a tua misericórdia.


Vamos estudar um exemplo da bíblia?


Em 2 Samuel 11 Davi peca com Bate-seba e ainda manda matar o seu marido. Como foi o Juizo de Deus com Davi?


1 Guerra em sua casa;

2 Perda (homens tomariam suas esposas) das suas esposas em plena luz do dia;

3 Perda do filho.


No versículo 13 o profeta Natã diz que "O Senhor perdoou o seu pecado; você não morrerá."


A Graça de Deus se manifestou sobre Davi não o deixando MORRER pelo seu pecado. Mas Deus não teve misericórdia de Davi. Todo o resto aconteceu. Davi não teve misericórdia de Urias e não recebeu a misericórdia de Deus.


2 DEUS TEM MISERICÓRDIA DE QUEM ELE QUISER


Apesar de tentarmos compreender e explicar a você a misericórdia de Deus. Jamais conseguiríamos discernir o Senhor e compreender totalmente os seus critérios, porque o amor de Deus é infinito e a sua justiça não tem fim.


1 Coríntios 2:4 Ora, a pessoa natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. E ela não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. 15Porém a pessoa espiritual julga todas as coisas, mas ela não é julgada por ninguém. 16Pois quem conheceu a mente do Senhor, para que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.


A resposta da palavra de Deus a respeito da misericórdia é linda. Para que o homem não julgue a Deus e não exija de Deus o que só compete a Ele decidir. Deus tem misericórdia de quem ele quiser segundo os seus critérios divinos.


Romanos 9:14 Que diremos, então? Que Deus é injusto? De modo nenhum! 15Pois ele diz a Moisés:

“Terei misericórdia de quem

eu tiver misericórdia

e terei compaixão de quem

eu tiver compaixão.”

16Assim, pois, isto não depende de quem quer ou de quem corre, mas de Deus, que tem misericórdia. 17Porque a Escritura diz a Faraó: “Foi para isto mesmo que eu o levantei, para mostrar em você o meu poder e para que o meu nome seja anunciado em toda a terra.” 18Logo, Deus tem misericórdia de quem quer e também endurece a quem ele quer.


3 O QUE COMPETE A NÓS?


Precisamos ser misericordiosos, amar a Deus e ao próximo, buscar a santidade de Deus, seguir firmes nos seus caminhos para que o mal não entre em nosso coração. Não queria você estar neste paradoxo. Queira você ser digno de receber da parte de Deus as suas bênçãos e misericórdias.


Salmos 106:1 Aleluia!

Deem graças ao Senhor,

porque ele é bom,

porque a sua misericórdia

dura para sempre.


Deus abençoe RICAMENTE!


Bispo Gabriel Rocha

@bpgabrielrocha


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page