top of page

A ORIGEM DE PAULO

Atualizado: 20 de ago. de 2021

INTRODUÇÃO


A maior parte das cartas do novo testamento foram escritas por Paulo. Por meio delas ele instruiu as igrejas a como procederem em situações específicas e diante de ocorrências da época. As recomendações são RIQUÍSSIMAS em valores espirituais tanto para a igreja primitiva, e em todos os séculos seguintes, quanto para a igreja de hoje.


Foi ele quem expandiu o Evangelho com maior velocidade e ousadia, de Antioquia até Roma. Não sozinho, é claro, mas certamente Paulo se destaca. Ele foi o responsável pela expansão e fundamentação da Igreja. Acredita-se que em 25 anos o evangelho foi pregado em todo o império romano e muito disso graças a ele.


A probabilidade de "Saulo" tornar-se um Apóstolo era mínima. Um homem violento, perseguidor de cristãos e fanático quanto ao cumprimento da torá. Porém algo acontece que o transforma sobrenaturalmente e revela a ele um novo nome e uma nova missão: ganhar vidas para Cristo.


Neste estudo vamos compreender a origem de Saulo, como foi o seu processo de conversão, quais as etapas que teve que passar, a sua trajetória de fé e o seu legado. São anotações dos meus estudos pessoais que eu estou compartilhando com você.


Vamos dividir o Estudo em:


  • A ORIGEM DE PAULO ✔

  • A CONVERSÃO DE PAULO

  • REAPRENDENDO A SERVIR A DEUS

  • O ENVIO

  • AS TRIBULAÇÕES

  • RECOMENDAÇÕES

  • A VIAGEM DE PAULO A ROMA E SEU MARTÍRIO


ree
Imagem: Filme Paulo Apóstolo de Cristo

A ORIGEM DE PAULO

Para entender o sentimento que Paulo coloca em sua trajetória, nós precisamos compreender a sua origem. Vamos descobrir com a leitura dos textos abaixo:


Filipenses 3: 5circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto à lei, fariseu, 6quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto à justiça que há na lei, irrepreensível. 7Mas o que, para mim, era lucro, isto considerei perda por causa de Cristo. 8Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo 9e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; 10para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; 11para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

Atos 23:6 Sabendo Paulo que uma parte do Sinédrio se compunha de saduceus e outra, de fariseus, exclamou: Varões, irmãos, eu sou fariseu, filho de fariseus! No tocante à esperança e à ressurreição dos mortos sou julgado!

Atos 22:3 Eu sou judeu, nasci em Tarso da Cilícia, mas criei-me nesta cidade e aqui fui instruído aos pés de Gamaliel, segundo a exatidão da lei de nossos antepassados, sendo zeloso para com Deus, assim como todos vós o sois no dia de hoje.

25 Quando o estavam amarrando com correias, disse Paulo ao centurião presente: Ser-vos-á, porventura, lícito açoitar um cidadão romano, sem estar condenado?


28Respondeu-lhe o comandante: A mim me custou grande soma de dinheiro este título de cidadão. Disse Paulo: Pois eu o tenho por direito de nascimento.

Fica muito claro nos textos que nós lemos que Saulo nasceu em Tarso na Cilicia (hoje sul da Turquia), o que lhe dá o direito de ser um cidadão romano de nascimento. Ainda jovem ele vai para Jerusalém aonde é criado e educado por um homem chamado GAMALIEL. Falaremos mais a frente de GAMALIEL, por hora é necessário compreender que esta educação lhe formou um FARISEU.


ree
Imagem: Mapa mundo no novo testamento.

Curiosidade:

Paulo tinha uma irmã e um sobrinho que também moravam em Jerusalém. Seu sobrinho lhe foi muito útil em uma das prisões de Paulo levando a ele informações quanto ao que tramavam contra o apóstolo. Leia Atos 23:16.


Saulo também tinha um ofício, uma profissão, ao que tudo indica um um negócio familiar. A Bíblia relata que ele era construtor de tendas.


3E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas. Atos 18:3

Ainda na juventude Saulo começa a ser ensinado por GAMALIEL (Atos 5.34-39). Gamaliel era um dos principais fariseus e, membro do sinédrio. O sinédrio era uma assembleia contendo 70 juízes ordenados pela lei judaica em cada cidade para julgar segundo as leis judaicas. Em Jerusalém havia um grande Sinédrio que incluía: 1 príncipe, 1 sumo-sacerdote, 1 chefe e 69 integrantes de outras seitas como os fariseus, os saduceus, helenistas, etc. Eram pessoas extremamente importantes e que exerciam domínio político e espiritual sobre o povo.

Num certo momento este Gamaliel "defende" os cristãos quando os apóstolos Pedro e João estavam sendo acusados de propagar o evangelho. Na ocasião ele fala:

_ Se é de Deus vai permanecer, se não for, vai acabar e se for de Deus não teremos poder nenhum sobre eles.


Com a instrução de Gamaliel Paulo se torna PERITO da religião Judaica a saber:

  • Da Lei

  • dos Profetas;

  • da história;

  • da tradição.

Gamaliel introduz Saulo ao Farisaísmo. E ele se destaca com sua inteligência e integridade a religião. Passa a ser muito admirado principalmente pela questão de ser um perseguidor de Cristãos. LEVAVA A SÉRIO A FÉ JUDAICA. Esta "perseguição" ocorria a todas as religiões que não professassem a integridade do judaísmo que era uma religião monoteísta e paternalista.


Esta formação de Saulo e o respeito que adquiriu viria a ser muito importante para a pregação do evangelho. Aqui nós já começamos a enxergar a eleição de Deus na vida de Saulo, mesmo que ele ainda não tivesse aceitado ou identificado este chamado. Paulo foi escolhido desde o ventre da mãe dele.


DEUS PREPARA O CAMINHO!

Durante toda a história do povo Judeu, houveram várias dispersões. A dispersão é uma estratégia do inimigo de enfraquecer um povo. "Corpo dividido não prospera". Daí começou a chamada diáspora judaica, outras diásporas aconteceriam ao longo dos séculos. Os judeus foram espalhados por todas as nações e impérios vizinhos. O lugar de adoração dos judeus era o TEMPLO de Jerusalém, porém, agora dispersos, eles não tinham o templo para adorar a Deus. Foi quando iniciou a tradição de construir SINAGOGAS. As sinagogas são ramificações do templo, lá é ensinada a Torá, e o lugar aonde tradicionalmente os judeus iam para adorar ao Senhor. Só quem podia ensinar nas sinagogas eram mestres e pessoas influentes. Saulo era discípulo de um dos principais FARISEUS, GAMALIEL. As sinagogas foram importantíssimas no ministério de Paulo. Foi o primeiro lugar de pregação do evangelho aos Judeus.

Outra questão muito interessante e espiritual que simboliza a transformação de Cristo na vida dele é o NOME. O nome de nascimento dele era SAULO (Atos 13:9). Após sua conversão passa a ser chamado de PAULO.


O nome SAULO vem de SAUL que significa "GRANDE", algo que dá uma conotação de soberba e arrogância, aliás, Saul era grande. Saul era o nome de um REI de Israel que PERSEGUIU DAVI. Saulo era da tribo de Benjamin, a mesma de Saul. Talvez por este motivo recebeu o mesmo nome.

Quando convertido Saulo tem seu nome mudado para PAULO que significa "pequeno". É o primeiro sinal da transformação. DAVI sucessor de Saul no trono era famoso por sua baixa estatura. Deus transforma Paulo num homem segundo o seu coração, como DAVI. Paulo era perseguidor, agora perseguido.


Atos 13:22 22E, tendo tirado a este, levantou-lhes o rei Davi, do qual também, dando testemunho, disse: Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.


A MOCIDADE DE PAULO

Durante a sua juventude Saulo se aplicava em seguir com dedicação as suas crenças.


Atos 7:58E, lançando-o fora da cidade, o apedrejaram. As testemunhas deixaram suas vestes aos pés de um jovem chamado Saulo.


Quando Estavão é apedrejado. Saulo estava presente, talvez fosse um dos mandantes, haja vista que ele não apedreja, apenas observa e segura algumas roupas.


Atos 22:4Persegui este Caminho até à morte, prendendo e metendo em cárceres homens e mulheres, 5de que são testemunhas o sumo sacerdote e todos os anciãos.


Gálatas 1:4E, na minha nação, quanto ao judaísmo, avantajava-me a muitos da minha idade, sendo extremamente zeloso das tradições de meus pais.


Aqui Paulo fala o quanto ele era DIFERENCIADO no judaísmo. Em Atos 26 ele descreve que ele chegava a torturar pessoas, obrigando-as a negar JESUS. Ele tinha muito sangue inocente em suas mãos. Olhando para este cenário, nós não conseguimos sequer imaginar que uma pessoa deste tipo se transformaria num Apóstolo. É improvável. Ele estava presente no apedrejamento do primeiro mártir por Cristo, Estevão.


ree
Imagem: Saul persecuting the church.

O que pode converter um homem inteligente, rude, duro e que segundo ele mesmo "respirava ameaça e morte"?

Apenas uma experiência SOBRENATUAL. E como alguém com esta postura pode vir a ser um Apóstolo? Através de uma TRANSFORMAÇÃO PODEROSA (Palavra do Apóstolo na 1ª ceia do ano)

Ele perseguia os cristãos segundo as leis dos judeus, da Religião. Tinha todo o apoio do sinédrio e das principais autoridades. Atos 26:10. Tinha um ar de legalidade e oficial. Ele era o executor do sinédrio. Nem tudo que é legal é moral. Ele fazia isso nas sinagogas. O mesmo lugar que os Judeus usavam para adorar a Deus, os cristãos utilizavam para adorar a Jesus.


"O lugar da comunhão transformou-se num palco de opressão". (Lopes, Hernandes Dias, 2009 )


As torturas não eram apenas físicas, mas também psicológicas. "Obrigando a blasfemar" (Atos 26:11).




Bibliografia: Hernandes, Apóstolo Estevam. Bíblia Apóstólica. São Paulo, SP: SBB, 2014.

Lopes, Hernandes Dias. Paulo, o maior líder do cristianismo. São Paulo, SP: Hagnos, 2009.

2 comentários


LEANDRO FELIX PORTO LEO
LEANDRO FELIX PORTO LEO
25 de jun. de 2024

Paulo era um fariseu, os dias de hj pode soar como uma pessoa hipócrita, mas nos tempos bíblicos. Nada mais era ,do que alguém pujante a ser um grande lider...um grande mestre da lei ...era o que paulo tihaem suas veias

Curtir

Biel Baptista
Biel Baptista
23 de jul. de 2021

dMuito topp. É bom ter conhecimento sobre historias de personagens importantes e relevantes da biblia

Curtir
SOBRE NÓS

A visão da nossa igreja está baseada na história de Neemias, que reconstruiu e restaurou em tempo recorde os muros caídos Jerusalém.

O nosso maior objetivo é a restauração de vidas, por meio do amor de Cristo!

LOCALIZAÇÃO

Renascer São José​

Rua Nelson Silva, 203

São José /SC - CEP 88117-640.

Renascer Floripa Ilha

Rua José Brognoli, 117 - Loja 5 - Saco dos Limões, Florianópolis - SC, CEP 88045-520

contato@renascerfloripa.com.br

FIQUE POR DENTRO DA NOSSA AGENDA

Obrigado pelo envio!

  • Cinza ícone do YouTube
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

© 2023 por Igreja da Renascer em Cristo. Criado com GRND.

bottom of page